IR YOLANDA
História
IRMÃ YOLANDA
Em 28 de fevereiro de 1915 nasceu a Irmã Yolanda de Mendonça Vaz na cidade de Catalão. Filha de Álvaro Paranhos de Mendonça e Dilly Guimarães de Mendonça, sendo a 5ª dos 12 filhos do casal. Teve uma infância normal, começando seus estudos aos 7 anos no Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus. Desde muito jovem sentia grande atração pelas coisas religiosas; era piedosa por natureza. Terminou seu curso em 1931 no mesmo Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus.
No ano seguinte começou a lecionar em escolas particulares, tendo então oportunidade de transmitir aos alunos também a doutrina de Jesus, o que fazia com real alegria. No magistério trabalhou com Helena Paranhos e Yvone de Mendonça na escola particular D. Pedro II; manteve uma escola particular com sua irmã Yvone; trabalhou no Externato Santana e foi diretora do Grupo Escolar “Rita Paranhos Bretas” em 1963. O chamado à vida religiosa era insistente, mas encontrou por parte de sua família uma forte oposição. Interessou-se então pelo jovem Astério Vaz, moço educado, respeitoso, de boa formação religiosa, estudante de Direito. Casaram-se em 24 de maio de 1938. Desta união nasceu-lhe uma filha chamada Astéria.
Oito meses após seu casamento, ficava viúva, em 25 de janeiro de 1939. Sua afeição às coisas de Deus só aumentou com este acontecimento que tanto lhe chocou o coração. Tornava-se cada dia mais religiosa, agora se dedicando entre criar sua filha e praticar a religião. Seus parentes, com a finalidade de facilitar-lhe a manutenção de sua filha – Astéria, lhe arranjaram um bom emprego na Coletoria Estadual, onde poderia trabalhar menos e ganhar mais. Acontece que 4 ou 5 anos passados, os padres Franciscanos a aconselham deixar este emprego e voltar a se dedicar ao magistério para segundo eles poder pregar a religião com mais amplitude e sinceridade. Foram anos de duras provações, de lutas constantes, que exigiram muita perseverança e fé em Deus, mas sua dedicação ao magistério e sobretudo sua missão de catequese, fizeram com D. Yolanda tudo vencesse se tornando querida e estimada do povo catalano. Ela tanto ensinava a criança a ler como a ensinava a Deus, tornando seu coraçãozinho morada permanente de Jesus. Seu papel de educadora, mãe e religiosa se faz logo sentir como um exemplo de dedicação e trabalho.
Em 1946 fez particularmente sob a direção de um sacerdote o voto de castidade. Desta época em diante começou um trabalho mais intensivo de catequese, já que o desejo de espalhar a Doutrina de Jesus, crescia cada vez mais. Em 1947, foi convidada pelo então vigário – Frei João Francisco, a iniciar em nossa paróquia a Fraternidade da Ordem Terceira Franciscana, recebendo o distintivo O.T. Em 1948, assumiu a direção da Escola Paroquial, fundada pelos padres Franciscanos. Em 1954 Irmã Yolanda passou a orientar a catequese, nas escolas da cidade e município, dando presença e estímulo a todos os professores dos diversos grupos escolares e escolas rurais. Acompanhava o sacerdote nas missões das zonas rurais, visitando também as escolas isoladas da região. Em 1961, começou a lecionar no Ginásio Estadual “João Netto de Campos’, estendendo também aí o movimento de catequese. Nesta ocasião, um sacerdote Franciscano – Frei Conall O’Leary, zeloso batalhador da causa da Evangelização e Catequese, com quem Irmã Yolanda passou a trabalhar, começou a interessar-se por seus desejos e passou a estimular-lhe suas aspirações. Seria o ideal organizar um grupo de jovens para dar continuidade e expansão à catequese tão urgente e necessária em nosso meio.
Fundou-se em 1961 um “Presidium da Legião de Maria, chamado “Presidium Nossa Senhora da Visitação”, com a finalidade de despertar e treinar elementos para tão importante obra.
Em 20 de janeiro de 1962, casou-se sua filha Astéria, indo morar em São Paulo. Então Irmã Yolanda ficou desimpedida dos cuidados de atender a filha. Já então, estava tudo preparado com orações e planos para a fundação do Instituto das Irmãs Catequistas, com a aprovação do Sr. Arcebispo de Goiânia – Dom Fernando Gomes dos Santos, na festa da Anunciação de Nossa Senhora em 25 de março de 1962.
Consumou-se a realização do seu ideal; Irmã Yolanda recebe a medalha de Catequista de Nossa Senhora da Visitação, das mãos de sua Excelência o Sr. Arcebispo, numa cerimônia de “Acies” da Legião de Maria. Durante todos estes anos a nova Congregação se desenvolveu em Catalão, tendo hoje casas em Orizona, Ipameri, Goiânia, Goiandira, Ouvidor, com 22 irmãs e sede em Catalão. Em 25 de março de 1982, foi festivamente comemorado o cinquentenário de vida catequética de Irmã Yolanda e 20 anos de fundação da Instituição de Catequese Nossa Senhora da Visitação. São muitos os benefícios recebidos por nossa cidade, nestes 20 anos de dedicação e trabalho das Irmãs Catequistas. Irmã Yolanda hoje é um exemplo de trabalho e dedicação às coisas de Deus. É um símbolo de bondade e heroísmo que muito fez por Catalão, semeando a semente do bem e do amor, para a fraternal amizade e boa vivência dos catalanos, visando em tudo a glória de Deus.