O INSTITUTO

Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação

HISTÓRIA

Instituto

Quando a Igreja se preparava para a realização do Concílio Vaticano II, na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, em Catalão – Goiás foi criado (25-03-62) o Instituto das Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação, época de Dom Fernando Gomes dos Santos, Arquidiocese de Goiânia, Goiás. 

Yolanda de Mendonça Vaz, desde sua juventude, ‘sentia-se atraída pela Vida Consagrada e desejava ardentemente servir a Deus, nos irmãos’. Este seu desejo levou-a, desde jovem, ao zelo especial pela Evangelização e Catequese. Contudo, os planos de Deus são insondáveis; aos 24 de maio de 1938, com 23 anos de idade, casou-se com Astério Vaz que faleceu oito (08) meses depois, em 25 de janeiro de 1939 ficando Yolanda grávida de sete (07) meses. Em nove (09) de março do mesmo ano, nasce o fruto do amor de Yolanda e Astério, uma linda menina que foi batizada com o nome do Pai – Astéria. Filha que foi educada e alimentada na fé por esta Mãe dedicada, carinhosa e de esmero Catequético.

Em 1946 após seis anos de viuvez, Yolanda faz, particularmente, sob a direção de um Sacerdote Franciscano, o voto de Castidade. A partir desta época, ela dedicou-se intensamente ao trabalho de Evangelização e Catequese na Paróquia, nas Escolas, na Zona Rural e nas periferias da cidade de Catalão-Goiás, pois seu grande desejo era ‘reunir um grupo de pessoas generosas, dispostas a edificar uma construção ideal – o Instituto – cuja finalidade seria levar Jesus Cristo ao  mundo e torná-lo  conhecido e amado por todos’. Em 1948 Catalão recebe os missionários Norte-Americanos – Frades Franciscanos, da Província dos EEUU. Neste ano lá estava Yolanda com sua Filha Astéria para acolhê-los na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus. Mais tarde a filha casou-se, e esta fase em sua vida não diminuiu em nada o seu amor à causa por que desde cedo se sentia atraída. Livremente acolhe a vontade de Deus deixando-se conduzir por Ele.

Em 25 de março de 1962, Yolanda de Mendonça Vaz encorajada e orientada por Frei Conall O’Leary,OFM, fundou o Instituto das Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação. Este Instituto é de Vida Consagrada, de profundo ardor apostólico, vive em fraternidade, professa os Conselhos Evangélicos, busca alcançar a perfeita caridade, a própria santificação e a do mundo. Tem como ideal ‘tornar presente no mundo Jesus Cristo à imitação de Maria, no Mistério da Visitação e servir o mesmo Cristo e seus membros através do ministério da Palavra, Evangelização e Catequese. ’

Frei Conall O’Leary, Franciscano da Ordem dos Frades Menores, zeloso trabalhador pela causa da Evangelização e Catequese, homem obediente, de uma fé operante e corajosa, soube discernir os apelos de Deus, e com a força do Espírito não temeu diante dos conflitos e dificuldades que surgiram. ‘Tornou-se o Pai fundador do novo Instituto levando-o a encontrar suas normas e diretrizes na voz do Pastor da Igreja particular de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos. ’ Desde então, a cada ano, elaborou-se as metas e normas (1962 a 1972) do Novo Instituto de Vida Consagrada que surgia, com olhos e mente aberta aos caminhos do Vaticano II – Novo sopro na Igreja.

Tendo sido criada a Diocese de Ipameri (1966) o Instituto das Irmãs Catequistas seguiu os passos e prioridades da Nova Diocese, com os Pastores que nela serviram: Dom Gilberto Pereira Lopes (1966); Dom Antônio Ribeiro de Oliveira (1977); Dom Tarcísio Sebastião Lopes (1987); Dom Geraldo Ávila (Bispo Administrador); Dom Guilherme Werlan, (1999). Dos Bispos Dom Gilberto Pereira Lopes e Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, o Instituto das Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação recebeu orientações e aprovação das primeiras Constituições: primeira aprovação em Janeiro de 1974 pelo período de 04 anos; a segunda em 1983 pelo período de 10 anos; a renovação aprovada em 1993 ainda por 10 anos; vindo finalizar definitivamente sua aprovação em 2003 com atual Arcebispo de Goiânia-Goiás – Dom Washington Cruz.

No ano de 1979 as Irmãs Catequistas foram convidadas a abrir uma nova Fraternidade para trabalhar nas Missões Redentoristas, esta proposta se concretizou em 02 de fevereiro de 1980 com a residência das Irmãs na Vila São José, Goiânia – Paróquia de Campinas. Depois da Vila São José as Irmãs fixaram outra residência na Vila Mutirão I, região do Alto da Poeira (06 de outubro de 1984), portanto faz-se 40 anos de presença das Irmãs na Arquidiocese e 35 anos da presença das Irmãs na atual Paróquia Nossa Senhora da Libertação.

Na década de noventa (1990), mais precisamente de 1991 a 1993 foi um período de crise entre Dom Tarcísio e as Irmãs Catequistas, onde levou o mesmo a convocar uma Assembleia extraordinária das Irmãs com a presença do Conselho de Padres da Diocese de Ipameri: Pe. Edmundo Tonon, Pe. José Correia, Pe. Lino D’Laposa e Cônego Nelson Rafael. Esta Assembleia aconteceu na cidade de Catalão, no prédio da Escola Raio de Sol, no Bairro Mãe de Deus próximo a Casa das Irmãs. Estavam presentes todas as Irmãs inclusive a fundadora Ir.Yolada de Mendonça Vaz.  Em 1990 Ir. Maria Aparecida Costa e Ir. Dilena Ferreira pediram afastamento do Instituto. Fechou a casa de Ouvidor e do Centro de Treinamento da Diocese, onde as Irmãs Evanda e Inês trabalhavam. Ir Inês passou residir no Bairro Saída da Usina e trabalhar na Rádio Xavantes de Ipameri.

A crise se estendeu na questão jurídica, onde levou as Irmãs a receber grande apoio da CRB-Goiânia e de outros (as) Religiosos (as). Houve preocupação com a SEDE DE GOVERNO, com o Carisma e a formação. Houve impasse do fechamento ou não da Casa da Vila Mutirão, mas pesou o espaço que Arquidiocese de Goiânia oferece o espaço e continuidade de um trabalho libertador já iniciado naquela Comunidade.  Do dia 06 a 08 de setembro de1991 aconteceu um encontro, na casa das Irmãs, na Vila São José para ver a caminhada do Instituto, este foi assessorado pela Ir. Vilda Gontijo, MJC que ajudou na espiritualidade; Pe. Nilo-Canonista com informações legais; Pe. Mário – historiador e assessor na Arquidiocese que ajudou pensar os passos históricos; a presença e apoio de D. Antônio Ribeiro de Oliveira. A partir de outubro deste ano (1991) e deste encontro iniciaram-se os trabalhos de renovação das Constituições, que fora aprovada por dez anos (1983-1993).

Dando continuidade ao processo de renovação das Constituições fez-se uma Assembleia Geral sobre Carisma e Espiritualidade com Padre Marcelo Barros-Monge Beneditino; com Ir. Paula Wischitz, MC da Diretoria da CRB-Go, sobre diferenças de Vida Consagrada Fraterna; leques de abertura da Sede de Governo, e assim, entre as decisões firmou que a SEDE CANONICA DE GOVERNO:  INSTITUTO DAS IRMÃS CATEQUISTAS se estabeleceria na Arquidiocese de Goiânia, mais especificamente na SEDE DA VILA MUTIRÃO, na periferia, como consta nas origens do Instituto. Para encerrar o ano de preparação das Constituições, fez-se um retiro dirigido por Ir. Terezinha Del’ Laqua,FMI.  Junto a renovação das Constituições, elaborou-se também o Diretório de Formação.

  1. Antônio Ribeiro de Oliveira, então Arcebispo de Goiânia, aprovou a nova Constituição como ‘Instituto de Vida Apostólica’, pelo prazo de 10 anos (1993 -2003). Estabelecido a Sede de Governo na Arquidiocese, foi indicado por um período, como Diretor Espiritual o Pe. José Vicente.

A morte dos fundadores aconteceu nesta década de noventa (90), isto é, Frei Conall,Ofm em 25 de março de 1993 e Ir.Yolada de Mendonça Vaz, em 24 de novembro de 1995. De lá para cá em especial após o Novo Milênio temos contado com apoio e aprovação de Dom Washington Cruz, em especial pelo ‘Decreto n° 02/04, de 24 de junho de 2004 que aprova as Constituições do Instituto das Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação.’

A presença e apoio Franciscano não faltou ao Instituto tanto pelo Fundador Frei Conall,Ofm, bem como da Vice Província Franciscana em Goiás, com sede em Anápolis que nos acompanhou por um grande período(1962 a 1992) com Direção Espiritual. Foram Diretores Espirituais: Frei Conall O’Leary,Ofm; Frei Francisco Eustace, Frei Artur, Frei Capistrano, Frei Rui,Ofm. Por um período esta Direção Espiritual passou por indicação do Bispo ao Pe. José Vicente (1994 a 1997) Sacerdote da Arquidiocese.

O Instituto ficou sem Direção Espiritual (1998 a 2001), porém com desejo e retomando os laços históricos a partir do ano 2002 a Direção Espiritual vem sendo indicada pela Vice Província dos Frades Franciscanos Menores primeiro com Frei Beraldo, ofm , Frei Vilmar José, ofm e Frei Fernando Inácio Peixoto.

Celebramos de: 25 de março de 2012 a 2013 os 50 anos de fundação, fazendo memória, celebrando as luzes e desafios, fazendo missões populares, visitas as famílias divulgando o Carisma e fazendo promoção Vocacional nas Comunidades onde vivemos e ainda atuamos. Outra grande força iluminadora tem sido o Grupo Laical de N.Sra.da Visitação que foi fundado com a perspectiva de viver o Carisma do Instituto. São LEIGOS comprometidos com a fé, com a Igreja e com as Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação – este grupo reúne mensalmente e é acompanhado por nós.

Rolar para cima